terça-feira, 28 de abril de 2009

Genesis, antropocentrismo e ecologia


O livro de Genesis, o primeiro da bíblia, contém em seu capítulo 1 os três versículos que reproduzo abaixo:

(26) Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra.”

(27) Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.

(28) Deus os abençoou: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”

O Homem feito à imagem e semelhança de Deus? Na minha modesta opinião, tais palavras não passam de puro egocentrismo. O homem, a meu ver, é apenas mais uma criatura, dentre as muitas que habitam este planeta. É verdade que temos certos atributos. Digamos que somos dotados de uma percepção e de uma inteligência que são, provavelmente, um pouco mais refinadas que nas demais espécies; mas essa é uma idéia tendenciosa, afinal foi formulada por nós a respeito de nós mesmos…

Daí a sermos feitos “à imagem e semelhança” daquele que seria o Criador de tudo… Será que não é pretensão demais?

Essa forma antropocêntrica de pensar e enxergar o mundo tem trazido ao longo da história, muito mais danos que benefícios. Ela vem imperando na cultura judaico-cristã há milênios; e a que nos levou, afinal? À contínua degradação do meio-ambiente, sem qualquer remorso; afinal, estamos apenas cumprindo nosso papel: reinando sobre a Natureza, multiplicando-nos e submetendo a Terra aos nossos interesses mais imediatos.

Acontece, senhores, que o planeta chegou finalmente ao seu limite. A situação da Terra é alarmante e não tem retorno. Doravante, estaremos colhendo os frutos de milênios de destruição contínua da Natureza. Aonde esse processo nos levará? Ninguém sabe!

E tudo começou porque nos achamos feitos “à imagem e semelhança” do Criador!

Um comentário:

  1. Meu Deus... O que é isso?

    Vejo que não tem o mínimo domínio sobre a palavra de Deus.

    Amigo, dou a vc a dica que passo para os meus alunos.

    Para compreender a bíblia é necessário saber temperá-la. Coloque uma pitada de fé, uma pitada de amor, uma pitada de história geral e três pitas de hermenêutica.

    O Gênesis é ecologia pura... Do início ao fim...

    Caso tenha curiosidade me mande um e-mail. daniel_mosaico@hotmail.com

    ResponderExcluir